Em defesa da Igreja

Ao defender a igreja católica, defendo o seu corpo místico que começa em Cristo, que é a cabeça deste corpo, porque é Deus, e todos os apóstolos e santos que deram a vida literalmente para defender a fé, os ensinamentos e a tradição, e hoje oram por nossa conversão aos pés do trono de Deus como mostra o livro do apocalipse:

Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra? Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos. (Ap 6,9)

A doutrina católica não é uma mera ideologia. Ideologias são teorias criadas por homens a doutrina católica foi dada por Nosso Senhor Jesus Cristo nosso único Deus através da tradição oral transmitida de geração em geração que hoje pode ser estudada nos livros apócrifos, a tradição bíblica em que Jesus nosso DEUS se nos fala tanto no velho quanto no novo testamento, e também os sacramentos ensinados por Deus.
Ser católico e não conseguir seguir em plenitude a doutrina católica faz parte de nossa fraqueza humana advinda a partir do pecado original e por isto Deus nos deu o sacramento dá confissão, para meditarmos sobre nossos pecados e suplicar tanto o perdão quanto a conversão diária de nosso coração para sermos melhores Católicos, melhores servos de Deus. Este é o caminho percorrido pelos santos a busca do perdão Divino e a busca da conversão constante só coração de Deus.

Estar diante de um sacerdote para confessar a Deus nossos pecados é um sinal de humildade em que o pecador se desveste da vaidade e orgulho para pedir o auxílio de um irmão que doou sua vida para Cristo para acolher os que não tem todo o mesmo tempo e disponibilidade por ter que sustentar sua família e assim por caridade o sacerdote ora pelo irmão que vem pedir a remissão dos pecados e a conversão á Deus.

A doutrina católica é democrática, então, a doutrina serve para todos independente de sua hierarquia dentro da “igreja física”.

A igreja física só tem sentido pela existência da igreja metafísica (a igreja imaterial, mística, transcendental, do outro mundo) que começa em Cristo. E daí se justifica o termo infalibilidade Papal, qualquer Papa é infalível quando mantém a tradição, a doutrina e os ensinamentos de Cristo podendo ser corrigido por outro católico mediante o apontamento dos equívocos diante do que já citado de forma a manter a “igreja física” a igreja aqui da terra, que busca transcender aos céus, ir ao encontro do Pai eterno após a morte.

Alguns teólogos liberais como Leonardo Boff acusam a igreja de ser a “igreja do poder”. Só posso entender esta acusação mediante o equívoco de não entender que diante do conhecimento da doutrina o único que realmente possui poder dentro da igreja é Cristo, sendo então, qualquer Papa, Arcebispo, Bispo, Padre … ou leigo subordinado a mesma e consequentemente a Deus. Está interpretação maliciosa de Boff no seu livro “igreja, carisma e poder” apontam para duas questões que faço-me:

1- Ele desconhece a igreja católica?

2- Ele é um desonesto intelectual e quer o mal da igreja?

Não irei responde-las. Deixarei aqui a posição do Papa Bento XVI com relação a doutrina católica que Boff contesta:


“Não existe caridade sem a verdade.”

E com relação a ideologias (teorias humanas), cito Santo Agostinho:


” A verdade não é minha nem sua, para que possa ser tua e minha.”



A doutrina Católica advém dos ensinamentos de Jesus e não de uma ideologia, e por isto ela é democrática, pois centraliza a verdade em Deus e não na interpretação livre do que é certo ou errado pelo saber produzido pelo homem sozinho sem a intercessão divina.

Se algum católico não anda coerente a doutrina e os ensinamentos de Deus é uma falta que advém da frouxidão, da escolha do livre arbítrio em detrimento de buscar se corrigir diariamente através da doutrina divina. O mesmo deve ser orientado e caridosamente corrigido como qualquer um que é humano,  e está tentado a cair por causa do inimigo que age contra nós desde o pecado original. (E claro que eu que vos escreve também sou humano e me incluo na questão).

Mas nós Católicos também temos Maria Santíssima, que pisou a cabeça da serpente trazendo ao mundo seu Santíssimo e Digníssimo filho nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo, que veio reafirmar sua doutrina, seus mandamentos, pessoalmente e nos dar mais um:


“Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.”



Amemos a verdade e então amaremos a Cristo e nossos irmãos crentes e não crentes porque Cristo é a verdade.

E está é uma pequena contribuição de um leigo (um não sacerdote) do que é a fé católica apostólica romana.Sou um insignificante perante os apóstolos, santos e mártires e por isto não pare por aqui o seu entendimento do que a fé católica mas busque por todos estes que nos precederam trazendo a palavra de Cristo e assim a da igreja nestes mais de 2017 anos.

Fiquem em paz e que Deus os abençoe!

 

Algumas fontes para maior aprofundamento:

 

http://cleofas.com.br/a-igreja-catolica-foi-fundada-por-constantino/

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2014/07/03/por-que-a-igreja-e-catolica/

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2013/01/09/%E2%80%9Ca-minha-igreja%E2%80%9D/

http://loja.cancaonova.com/livro-porque-sou-catolico-felipe-aquino

https://apologeticanojapao.wordpress.com/historia-da-igreja-palestras-professor-felipe-aquino/

https://padrepauloricardo.org/episodios/intercessao-dos-santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s